7 de Março de 1981: Alen venceu Rali de Portugal depois de violento despiste
O Rali de Portugal-Vinho do Porto de 1981 ficou para a história. Markku Alen (Fiat 131 Abarth) foi o protagonista daquela que talvez seja a maior recuperação da história do Campeonato do Mundo de Ralis.
O finlandês cometeu um erro na Peinha-2, a 4ª prova de classificação. "É uma zona muito rápida onde chegávamos a 150-160 km/h e ao cortar uma curva à direita bati numa pedra", recordou Alen. O embate foi violento e arrancou a roda. O público ajudou a colocar o carro na estrada e o piloto arrastou-se durante cerca de 10 km em três rodas.
"Maximum attack" era a palavra de ordem criada por Markku Alen e o seu significado tem tudo a ver com o desenrolar do Rali de Portugal em 1982. O finlandês chegou à Póvoa do Varzim em quarto lugar, atrás do Audi quattro de Mikkola, do Ford RS 1800 de Vatanen, do Talbot de Toivonen e de Bettega, o seu companheiro de equipa, que abandonou no início da segunda etapa.
Para além da emoção de um rali onde Markku Alen correu de "trás para a frente", esta foi a última vitória do Fiat 131 Abarth no Campeonato do Mundo de Ralis.